Metodologia Científica

Resumo referente a 1ª Unidade (feito em relação com os videos do AVA).


TEMA 1

Estudo dos Textos
  • No estudo de um texto você deve, inicialmente, selecionar o que ler, que pode ser definido a partir dos elementos: título da obra, a data de publicação, a editora, a “orelha”, o índice ou sumário, a bibliografia, a introdução ou prefácio.
  • Logo após, delimitar a unidade de leitura, ou seja, definir o que será lido e que apresente unidade de sentido.
  • Estabelecida a unidade de leitura, você deverá ler várias vezes o texto, o suficiente para a sua compreensão. Essas leituras podem ser feitas através de três etapas ou tipos de análises de texto, vejamos:

TIPOS DE ANÁLISE !

1ª) Textual
A primeira leitura é o contato inicial com a unidade de leitura. Nela se adquire uma visão de conjunto do pensamento e do estilo do autor, é uma leitura “por alto”, “global”. Nessa leitura nada se sublinha, mas devem se assinalar nas margens, os pontos que exigem esclarecimentos para compreensão do texto: informações sobre o autor, sentido das palavras desconhecidas, fatos históricos, outros autores citados etc. Concluída a leitura, faz-se uma investigação para buscar as informações, consultando-se obras de referências tais como dicionários, enciclopédias etc
2ª) Temática
É feita com o objetivo de levar o leitor a uma compreensão da mensagem veiculada pelo autor na unidade de leitura. Nessa segunda análise procura-se apreender o pensamento do autor sem nele intervir. Esse procedimento é facilitado fazendo-se uma série de perguntas: De que trata o texto? Como está problematizado? Qual a dificuldade a ser resolvida? Qual a posição do autor sobre o problema? Que ideia defende? (a resposta a esta questão revela a idéia principal, a tese do autor). Qual a argumentação, o raciocínio do autor para demonstrar a tese? Nessa análise, além de permitir a elaboração de um esquema do texto, é a base para a elaboração de resumos (indicativo ou informativo) que sintetizam as ideias do autor.
3ª) Interpretativa
Terceira leitura do texto com vista à interpretação. Procura-se julgar criticamente o texto, analisando originalidade, coerência dos conteúdos, lógica de raciocínio, levando em conta se o autor conseguiu atingir os objetivos pretendidos e foi eficaz nos argumentos e demonstrações em defesa da tese proposta. O leitor deve tomar uma posição própria a respeito das idéias enunciadas no texto. Essa análise tem papel primordial na construção do leitor sujeito, do leitor crítico. Nessa etapa podem ser elaborados diversos tipos de resumos (indicativo, informativo, crítico e resenha).
(MUITO IMPORTANTE SABER QUAIS IDENTIFICAR ONDE SE ENCAIXA CADA TIPO DE ANÁLISE).

Sublinhar
  • Sublinhar é a técnica utilizada para destacar as ideias importantes de um texto, indispensável para a elaboração de esquemas e resumos (não pode sublinhar durante a análise textual).
  • É importante utilizar simbologias no texto, para destaque e esclarecimento de informações pertinentes ao vocabulário, aos termos técnicos, aos conceitos e outras.
EXEMPLO:
CÓDIGOSIGNIFICADO
?Dúvida
!Importante
*Conceito
VDVer Dicionário
AVAviso
CConcordo
NCNão Concordo
(NÃO É PRECISO DECORAR A TABELA, APENAS LEMBRAR QUE PODE SE UTILIZAR SIMBOLO NO ESTUDO DO TEXTO E NA HORA DE SUBLINHAR).

Esquema
  • O esquema é o plano ou a linha diretriz seguida pelo autor no desenvolvimento de seu escrito; esse plano identifica um tema e estabelece a trajetória básica de sua apresentação, subordinando ideias, selecionando fatos e argumentos.
  • Para elaborar o esquema você pode utilizar simbologias, tais como: setas, círculos, chaves, linhas, figuras etc., prevalecendo o gosto pessoal e que facilite a compreensão do assunto.
  • As regras para a elaboração de esquemas são:
    • fidelidade ao texto original: deve conter as ideias do autor;
    • estrutura lógica do assunto: organização das ideias a partir das mais importantes para as consequentes;
    • adequação ao assunto estudado: o esquema útil é flexível. Adapta-se ao tipo de matéria que se estuda; 
    • utilidade de seu emprego: o esquema deve ajudar e não atrapalhar;
    • cunho pessoal: cada um faz o esquema de acordo com suas tendências, hábitos, recursos e experiências pessoais.
Resenha Acadêmica
  • Resenha Crítica:
    • Titulo;
    • Identificar a obra (dados bibliográficos);
    • Identificar o autor da obra, falar brevemente da vida do mesmo;
    • Apresentar a obra (Resumo);
    • Descrever Conteúdo (3 a 5 paragrafo);
    • Analise critica pessoal;
    • Recomendação;
    • Assinatura e identificação.
  • Resenha Descritiva:
    • O mesmo que a resenha crítica, porém sem a parte crítica.
Fichamento
  • Fichamento Bibliográfico
    • Descrição com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela, registra informações bibliográficas completa e as anotações sobre tópicos da obra, as palavras chave e a temática do texto.
  • Fichamento de Resumo
    • É uma síntese das principais ideias contidas na obra, elaborar com as proporias palavras a interpretação do que foi dito.
  • Fichamento de Citações
    • É o tipo de fichamento que é composto de citações do próprio autor da obra, ou seja é a transcrição, é a reprodução fiel das frases que pretende-se usar como citação na redação do trabalho. 

TEMA 2


Objetivo Principal da Pesquisa Científica é fazer descobertas em função do desenvolvimento.

Tipos de Abordagem
  • Abordagem Quantitativa: relacionada a números, quantidade.
  • Abordagem Qualitativa: relacionada a motivos, objetivos, temas, motivações...
Tipos de Pesquisa
  • Pesquisa de Campo: quando estudamos um problema real e vamos a campo, entrevista pessoas, pesquisa documentos e realiza experiências.
  • Pesquisa Exploratória: é vista como primeiro passo da pesquisa científica e tem como principal objetivo o aprimoramento de ideias, devemos apresentar novas informações.
  • Pesquisa Descritiva: ela descreve características como:
    • Índice de criminalidade;
    • Levantamento de opiniões entre outros.
  • Pesquisa Bibliográfica:
    • Pesquisa desenvolvida em fontes secundárias, como: livros, artigos, revistas e etc;
    • Seu objetivo é explicar um problema através de referenciais escritos;
    • Contem os seguintes objetivos:
      • Fazer uma histórico sobre o tema;
      • Atualizar-se sobre o tema escolhido;
      • Encontrar respostas aos problemas formulados;
      • Levantar contradições sobre o tema;
      • Evitar repetição de trabalhos já realizados.
    • Pesquisa bibliográfica tradicional: geralmente usada com um desses parâmetros:
      • Titulo do livro;
      • Data de edição ou editora;
      • Nome do autor;
      • Temática.
    • Pesquisa bibliográfica eletrônica: são pesquisas de dados usando meios eletrônicos que facilitam a busca, tais como:
      • CD-ROM;
      • Base de dados;
      • Internet;
      • E-mail;
      • Newgroup (grupos de discursão).
    • Partes essenciais da pesquisa bibliográfica:
      • Escolha do tema: escolher um tema que você tenha maior afinidade.
      • Delimitação: tornar o tema compreensível (deixar ele mais objetivo).
      • Elaboração de plano de trabalho:  ler o material coletado, elaborar esquema provisório da correção, listar todas as abordagens lógicas;
      • Identificação: fazer levantamento de material bibliográfico, fazer o reconhecimento do assunto, tipos de fontes primárias e secundárias;
      • Coleta de dados: reunião sistemática do material;
      • Análise e interpretação:  efetuar a leitura crítica e seletiva, documentação dos dados, elaborar fichamento das obras consultadas.
      • Seleção de material: análise, interpretação e seleção das fichas que serão utilizadas.
    • Critérios a serem seguidos na redação do trabalho:
      • Objetividade;
      • Clareza;
      • Precisão;
      • Consistência;
      • Linguagem impessoal;
      • Uso do vocábulo técnico;
Referências Bibliográficas
  • Livros: Autoria, titulo, sub-titulo, edição, local, editora e ano;
  • On-line: Autoria, titulo, local, editora, ano, disponível em: (site ou local), data, hora (opcional);
  • Artigo periódico: Autoria, titulo do artigo, titulo do periódico, local de publicação, volume, número, pagina inicial-final, data.
  • Periódico considerado no todo: Titulo, local, editora, ano, inicial-final.
Citações: podemos citar qualquer material que estejamos estudando, desde que, indique o nome do autor, a pagina e o ano.
  • Citações Diretas
    • Curta: tem até 3 linhas, acompanha o nome do autor, data e pagina, no inicio ou no final.
    • Longa: tem mais de 3 linhas, centralizada, recuo 4 cm, tamanho 11, também deve apresentar o nome do autor, data e pagina.
  • Citações Indiretas: é uma construção do aluno aproveitando as ideias do autor, coloca apenas o nome do autor e a data.
Notas de Rodapé: são usadas para fazer observações.

Artigo Científico: texto de autoria declaradora que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas e resultados de uma pesquisa, podendo ser de natureza bibliográfica ou de campo e documental, o artigo pode ser de:
  • Revisão de Literatura: quando a pesquisa é apenas de natureza bibliográfica;
  • Artigo fundamentado em dado de campo ou de pesquisa documental.
Relatório Científico
  • É um documento que relata os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa, ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica.
  • Registra métodos, técnicas, imagens.
  • Fases para elaboração de um relatório técnico-científico:
    • Estabelecer o plano inicial: onde devera considerar a origem, preparação do relatório e programar o seu desenvolvimento;
    • Coleta e organização do material necessário ao desenvolvimento do relatório;
    • Redação: onde deve ser feita uma revisão crítica do relatório, considerando os seguintes aspectos:
      • Redação (conteúdo e estilo);
      • Sequência das informações;
      • Apresentação gráfica e física.
Monografia
  • É o estudo de um tema resultante de uma pesquisa;
  • Comunica de forma dissertativa opiniões e argumentos desenvolvidos no decorrer de cada autor citado.
  • Elementos da monografia:
    • Pré-Texto:
      • Dedicatória;
      • Agradecimentos;
      • Capa;
      • Folha de Rosto.
    • Texto:
      • Introdução;
      • Desenvolvimento;
      • Considerações Finais.
    • Pós-Texto:
      • Referências;
      • Anexos;
      • Apêndice.
  • Dicas:
    • Escolher o tema;
    • Definir se a pesquisa é bibliográfica ou de campo;
    • Pesquisar em varias bibliotecas;
    • Leitura preliminar do texto;
    • Fazer o fichamento dos textos.
Seminário de um texto
  • O objetivo de um seminário é o estudo aprofundado de um tema ou texto, a fim de  socializar novos conhecimentos a esclarecimentos através de discussões e debates sob a orientação de um professor.
  • É quando está atribuído a uma pessoa ou grupo um determinado texto para ser apresentado, contendo o roteiro da discussão e informações bibliográficas.
    • Seminário de um tema: quando envolve uma pesquisa sobre o tema proposto, e o grupo apresenta os aspectos importantes dessa pesquisa, em forma de seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário